-->

6 de novembro de 2009

Os Animes e Suas Referências ao Brasil


Embora os animes enfoquem principalmente a cultura japonesa, de vez em quando outras culturas costumam aparecer nas animações japonesas. A maioria das referências a outros países quase sempre acaba sendo aos EUA, mas casos de outras nações aparecerem ocorre vez ou outra. O Brasil não é exceção, e mesmo que em menor escala, tivemos participações brasileiras em algumas séries além de Captain Tsubasa. Veja abaixo alguma delas.

Sketchbook ~full colors~

Em sketchbook somos representados apenas pela bandeira do nosso país, que aparece num breve momento na cabeça de um dos personagens do anime (Negishi). Como o Brasil é o primeiro país a ser citado (depois do Japão, é claro), achei interessante ressaltar essa "homenagem", já que embora seja comum a bandeira de determinadas nações aparecerem em um anime ou outro, é incomum eles citarem o nome dos países.


Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco)

Essa referência muitos devem conhecer, mas vale ressaltar. Existe um brasileiro entre os doze cavaleiros de ouro, e ele é ninguém menos do que Aldebaran de Touro. Tudo bem que o representante do Brasil no Santuário é um dos mais fracos e ainda por cima usa chifres (e por que ele perdeu a vontade de lutar depois que o Seiya arrancou os seus chifres?), entretanto, pelo menos temos um personagem do nosso país nesse anime de grande sucesso em terras brasileiras.

School Rumble


No último episódio da segunda temporada (Nigakki), mais precisamente aos 6 minutos e meio do vídeo (depois de toda a confusão envolvendo o garoto "super dotado" Harima), há uma pequena referência ao jogador Zico, que esteve no comando da seleção japonesa até a Copa do Mundo de 2006. O personagem Karasuma é o responsável pela homenagem ao famoso jogador brasileiro.


Rozen Maiden

O futebol pode ser até o esporte mais famoso no Brasil, porém o maior ídolo dos brasileiros passa longe de ser algum atleta da nossa atual seleção, ou mesmo das antigas. O símbolo de herói nacional é na verdade alguém que levou todo o país a parar somente para chorar a sua morte. Quem não se lembra daquele fatídico primeiro de maio de 1994? Imagino que apenas quem não viveu aquele momento, pois a comoção nacional pela morte do maior piloto brasileiro de todos os tempos (ou mesmo o melhor de todo mundo) foi enorme. Mesmo fora do Brasil, inúmeros fãs de Ayrton Senna choraram pela sua morte.

E agora, depois de mais de dez anos do acidente, a primeira imagem que vêm em nossas cabeças quando nos lembramos desse grande piloto é a dele pilotando sua Mclaren, equipada com motores Honda (ou talvez os berros do Galvão Bueno comemorando uma vitória dele). A parceira entre o brasileiro e a montadora japonesa é de conhecimento popular, bem como, a admiração que os japoneses têm pelo piloto.

E como estamos falando de referências ao Brasil presentes em animes, uma a Ayrton Senna não poderia faltar (na verdade existem outras, veja mais abaixo). O anime Rozen Maiden foi um dos que prestaram homenagem ao piloto. Quem assistiu essa série, dificilmente não percebeu que no quarto do protagonista Sakurada Jun, há um pôster de Ayrton.

GP Boy, Fatest One e F. no senkou


Acabei de citar que Ayrton Senna apareceu em outros lugares além de Rozen Maiden, embora as outras participações do piloto brasileiro tenham sido nos quadrinhos, ao invés dos animes. Ao todo foram três mangás a prestar homenagem a Senna, todos publicados enquanto o piloto ainda corria. O objetivo das editoras japonesas com os três títulos citados era tentar popularizar a Fórmula 1 no Japão, um esporte que até aquele momento não era muito popular na terra do sol nascente.

Um detalhe curioso é que os mangás tiveram ilustrações de capa feitas por alguns mangakás famosos, entre eles Akira Toriyama, criador de Dragon Ball. Toriyama era um fã declarado do piloto, tanto que existe um desenho circulando há muito tempo pela internet, onde temos os personagens de Dragon Ball dentro e ao lado da Mclaren do piloto.

Gundam Seed Stargazer

Os produtores de Gundam sempre usaram a realidade para dar vida ao enredo desse anime. Por isso, referências à países da vida real não são apenas mera coincidência. Enquanto em Gundam Seed tivemos várias menções aos EUA, no OVA dessa série, podemos dizer que o Brasil recebeu uma grande atenção dos produtores. Infelizmente novamente o nosso país foi relegado a um papel não muito agradável, tivemos a aparição breve de algumas cidades verde-amarelas, como Santos, Salvador e Fortaleza, porém, todas sofrendo com enormes tsunamis. Somado a isso, tivemos um Gundam (Verde Buster) e um piloto com um jeitão bem brasileiro.

Para reforçar, vimos Shams Couza (o piloto) agir como um autêntico guerreiro de nossa pátria, lutando contra a DSSD até o fim, sem desistir nunca. Em Gundam Seed, lutar até o fim pode ser traduzido como lutar até a energia do seu Mobile Suit acabar. Dessa forma, com a morte praticamente certa, Shams ainda deu um sorrisinho tipicamente brasileiro antes de ser pulverizado pelos Mobile Suits inimigos. Esse é brasileiro.

Captain Tsubasa (Super Campeões)

Captain Tsubasa conta a história de Tsubasa Ozora, um garoto que desde pequeno ama futebol e sonha em ser um grande jogador no futuro. O sonho dele é entrar seleção japonesa e enfrentar os times mais poderosos do mundo. É quase desnecessário dizer que quando o assunto é futebol, fica praticamente impossível o Brasil não ser citado. Pois bem, menções ao nosso país é o que não falta em Captain Tsubasa.


Desde a aparição de Roberto Maravilha, conhecido como o lendário jogador da camisa de número 10 do Brasil, passando pela temporada onde Tsubasa começa a jogar no São Paulo, até a chegada a Copa do Mundo, onde o Brasil é o grande favorito ao título, e também o adversário que todos da seleção japonesa desejam enfrentar, vemos o quanto o nosso país é importante para o enredo do anime.

Sky Girls


O Brasil é o assunto principal num dos especiais do primeiro anime do gênero Mecha Shoujo. É verdade que esses especiais não acrescentaram nada a série, sendo apenas puro filler, porém aqui temos uma das referências mais legais feitas ao nosso país. Um dos maiores tesouros nacionais, o Rio Amazonas, foi o destaque desse episódio. Praticamente todos os capítulos desse pequeno OVA envolvem a personagem Eika Ichijou (que odeia totalmente pescar) em suas aventuras para se tornar um grande pescadora.

Alguns dos detalhes colocados aqui vão desde velhos fenômenos conhecidos por nós brasileiros, como a Pororoca, até alguns planos do governo brasileiro em tornar a bacia do Rio Amazonas à maior do mundo. Mesmo sem nada a acrescentar a série principal, podemos chegar à conclusão de que existem japoneses que entendem mais de geografia do Brasil, do que os próprios brasileiros.

G Gundam?

Diferente de todas as outras séries Gundam, G Gundam "inovou" em relação aos antecessores, ao mostrar o que acontece quando Gundam encontra Dragon Ball e Captain Tsubasa. O resultado final foi um desastre, sendo considerada a pior das séries Gundam, pelo menos de acordo com os maiores fãs e críticos do anime.

G Gundam pode ser resumido como uma Copa do Mundo entre Gundams, onde todos os países da Terra têm um Gundam representando a sua nação num torneio chamado Gundam Fighter. O objetivo desse campeonato é eleger um novo representante para as colônias e para isso bem... os países se enfrentam no já citado torneio de artes mar... digo Gundam Fighter. O pior do anime nem chega a ser o enredo sem criatividade, mas sim a quantidade de Gundams e pilotos bizarros. Cada país tem um Mobile Suit representando algum clichê seu, temos um robô com visual napoleônico (França), um boxeador (EUA) e assim vai.

Muitos devem imaginar que o Brasil provavelmente é representado por um Gundam sambista movido a biocombustível da Petrobrás, ou qualquer porcaria assim, certo?. Errado! Mas quer saber o que é pior? Temos Gundam de toda a Europa, do Quênia, do México, da Mongóilia, de praticamente tudo quanto é país do globo, mas por algum motivo bizarro não temos um Gundam brasileiro. De certa forma, não sei se isso é motivo para ficar feliz ou triste. Por um lado esqueceram um país promissor (ou não) como o nosso e colocaram vários que são praticamente cenários na geopolítica mundial. A menos não fomos ultrapassados pelas Ilhas Maurício.

Outras Referências

Provavelmente existem várias que não foram citadas, porém eu não sou uma enciclopédia de animes para lembrar de todas. Caso algum leitor do blog saiba de mais alguma, não deixe de compartilhar com os outros.

Para edição deste texto as seguintes referências foram consultadas: ANMTV por Leandro Nisishima.

20 comentários:

Anônimo disse...

Hun...

Falando em citações do "brasil, ou Brasileiros em animes" o Anime Darker Than Black vem tratanto de uma assunto sobre uma "bomba química" que irá fazer com que o Japão SUMA do mapa, e eles sabem que essa mesma explosão foi a responsável por ter destruído as Americas, neste momento surge em um dos computadores dos cientistas um gráfico mostrando que o Brasil(entre outros países) sumiram do mapa devido ao poder da Explosão!

By: Ruka-kun
msn -> festapunk@hotmail.com

Tsuna disse...

O que vou citar agora a historia "se passa no Brasil." Michiko to Hatchin um anime onde a historia se passa no brasil e onde todos os personagens sao Brasileiros obvio, sao varios cenarios de varias cidades brasileiras, onde a nossa cultura foi muito bem representada, um dos melhores animes q ja vi, todo brasileiro fã de anime deve ver, pq ficou show muito emocionante ver uma produção dessa qualidade onde toda historia e personagens sao brasileiros levando a cultura de nosso pais para o mundo, vale a pena conferir, esse foi a maior referencia ao brasil no mundo dos anime!!!

Anônimo disse...

o ryu de street fighter tem um irmao que vem do brasil em um dos filmes e acho que kuma ou o ryu devem ter morado no brasil ou nascerao la nao sei mas o irmao veio do brasil e a mae dele morava la tambem

Anônimo disse...

em inazuma eleven (anime de futebol) alguns personagens sonha em jogar no brasil

Eduardo disse...

Em uma Ova de Hellsing o Brasil é uma base da Millenium e acontece muita acão (e mortes) no Rio de Janeiro.

obs. O Brasil aparece por que tinha uma base nazista real na epoca da segunda guerra e a eh uma organização nazista.

larissa disse...

tem a personagem do trauma team(acho q é esse o nome)jogo de hospital...algo do tipo o nome dela é Maria ela é a motorista da ambulancia é tbm a + bonita

Anônimo disse...

tem o inazuma eleven onde aparece a seleção do Brasil e os personagens tem participação especial e viram grandes amigos do Endo

Anônimo disse...

Também tem do One Piece
Cada personagem é de um país...e o Luffy (Principal) é do Brasil

Adm blay disse...

Na opening do anime "BTOOM!", precisamente aos 37 segundos, é mostrado um telão com o Ranking dos melhores jogadores do mundo. Adivinhem? é, o terceiro melhor lugar de melhor do mundo ficou com um brasileiro chamado "Kuerten". Qual o significado de um brasileiro ser o melhor jogador do mundo de um game eu não sei, mas achei muito bacana ver a bandeira ali *-*

Adm blay disse...

opa, me enganei, no telão o brasil aparece em 9° (nono) lugar, e não em terceiro.

Anônimo disse...

Em inazuma eleven (super onze)alem de alguns personagens terem o sonho de jogar no Brasil, eles tambem tem um jogo contra o Brasil no campionato mumdial e futebol juvenil. Sei la, o nome do campeonato, algo desse tipo

Nycon disse...

Tsuna é uma poser que nem assistiu o anime todo. Só viu o 1° epi ou viu review de outro desinformado. meu Deus, me dá muita raiva isso.
Na verdade, Michiko to Hatchin se passa num país chamado DIAMANDRA, um país FICTÍCIO! Porém existem muitas referências, como palavras em português, a trilha sonora, nomes, favela, e até a polícia é um fusquinha laranja xD

Quem fez esse anime foi a Manglobe, a mesma que fez Samurai Champloo. Nele tem uma temática mais hip hop, porém o protagonista luta CAPOEIRA e usa uma katana. Vale a pena assistir.

Filme do Daft Punk: Interstella 5555. Durante o clipe crescendolls, aparece o grupo ficando famoso pela música "One more time" ao redor do mundo. Aparece o Rio de Janeiro, com um monte de pessoas dançando e, ao fundo, o Cristo Redentor.

Super Onze (anime de futebol), quando eles já jogam na seleção Japonesa, eles enfrentam a Seleção Brasileira, Brasil começa fazendo 2 gols. Mas lembre-se: É uma animação japonesa.
Então o Japão derrotou o Brasil por 3x2...

Mangé do Gantz, faz uma referência ao Brasil quando a equipe quer localizar onde está ele...

Mangá Bartender, ele mostra algumas bebidas para uma mulher. Uma delas, a Cachaça 51.

Aldebaran de Touro, Cavaleiros do Zodíaco. Bem... falam que ele é Brasileiro, só que ele treinou aqui antes de ser lutador. Então não se sabe ao certo.

Anônimo disse...

no anime majin bone tem um brasileiro que luta capoeira....na abertura mostra o rio de janeiro..nome dele é antonio

e no anime beyblade metal master tem o apresentante do brasil (equipe garcia)

tambem tem o eddy gordo do jogo (tekken). e a christiane monteiro..

no anime (the lost canvas)o aldebaran de touro é brasileiro..

tambem tem o blanka no jogo (street fighter).

tambem tem o richard meyer no jogo (fatal fury) ele luta capoeira..

tambem tem o roberto miura de (rival schools)ele é brasileiro que vive no japao.

tambem tem o sean matsuda de (street fighter 3).

tambem tem marco rodriguez de (fatal fury)game e anime..

tambem tem o carlos oliveira de (resident evil)game e filme.

tambem tem um anime (no game no life)autor brasileiro.

tambem tem o raimundo no desenhos (duelo xiaolin)ele parence luta capoeira..

tambem tem um anime (giant killing)anime de futebol.nunca assistir mais deve o brasil la..

tambem tem o souma de leao menor do anime (saint seiya omega) o pai do souma veste a amardura de prata sao brasileiro..

tambem tem um jogo que chama (grand chase)tem uma heroina ser do brasil..

ha um personagem da marvel da equipe x force chamado mancha solar,e ele tambem brasileiro..

tem um anime que chama (phi brain kami no puzzle)no episodio 2 o kaito vem no brasil fazer um duelo,e no anime canta musica brasileiro..

e o criador de one piece diz se one piece fosse no mundo real o luffy seria brasilerio..

tambem tem uma mulher...nome leona heidern do (the king of fighters) tambem brasileira.

tambem de marty alencar do game (far cri 2)ele tem uma tatuagem escrita MORTE no seu braços. tambem é brasilero

tambem tem o bob wilson do jogo (fatal fury)ele luta capoeira.

Anônimo disse...

eu acho que esses persoangens tambem sao brasileiro.

capitao 7 é um super heroi brasileiro.

tambem de um anime que chama (magi the kingdom of magic)tem uma menina bonitinha que chama morgiana,eu acho que ela é brasileiro luta com os pés,parence capoeira,,e nome morgiana parence ser nome brasileira

Anônimo disse...

Fraco? Aldebaran era um monstro, ele não perdeu a vontade de lutar ele queria deixar o Seiya passar depois de ter pressionado ele o bastante pra que ele aumentasse o cosmos dele, treinando ele pra sobreviver ao próximos cavaleiros de ouro e o Aldebaran podia ter matado todos os cavaleiros de Atena sozinho se quisesse

Anônimo disse...

O nome dele era Shin e no final do filme é revelado que ele inventou a estória de ser irmão do Ryu

Anônimo disse...

E acho q o Aldebaran da uma briga boa contra qualquer de ouro, tendo mais difícil contra Shakka e Saga

Anônimo disse...

Dificuldades*

Anônimo disse...

Errei uma letra, o nome era Shun

Anônimo disse...

No anime Sayonara Zetsubou Sensei tem um episódio onde um personagem usa Pororoca como piada, ai Protagonista explica que a pororoca que ocorres nos rios Brasileiros.

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante :D~