-->

7 de novembro de 2009

O Estranho Mundo dos Animes e Mangás


Com o passar dos anos, um fã de anime e manga começa a se dar conta de padrões perturbadores nos títulos que vai assistindo. Aquilo que no princípio parecia ser um conjunto de técnicas revolucionárias para contar histórias, acaba por se tornar aos olhos do espectador mais assíduo como nada mais do que um conjunto de convenções estáticas das quais quase ninguém tem a coragem de se esqueçer. O fã descobre que o seu maior temor tem fundamento: Existe uma fórmula.

Não é que a fórmula seja má. O problema é que ela existe. E uma vez que o fã se dá conta dela, já não se consegue negar, e irá comparar tudo aquilo que vir aos parâmetros da fórmula estabelecida. Mas não é grave: É conhecido que qualquer estilo artístico, por mais erudito que seja, possui um conjunto de fórmulas que lhes são inertes, a distinção é feita nas pessoas que distinguem a presença dessas fórmulas, deixando assim de ser simples fãs, e tornando-se "conhecedor".

Quantas vezes já não vimos um personagem X da série A que nos parece uma cópia a parecida do personagem Y da série B que vimos há uns meses atrás? Pois é: Neste jogo de traços físicos e psicológicos nos parâmetros da fórmula, chama-se de estereótipo e é disso que vamos falar.

Eis então uma lista dos estereótipos mais óbvios e frequentes encontrados em anime e manga, e alguns exemplos de onde podem ser encontrados. Vão ver que além dos casos citados, encontrarão muitos mais exemplos, e outros estereótipos igualmente berrantes.

Na indústria de entretenimento, a presença de fórmulas ainda se torna mais óbvia, e até mesmo determinante no sucesso de uma obra. Sendo um híbrido de arte e indústria, a produção de anime e manga não escapa desta sina, e a presença de fórmulas cedo ou tarde se torna óbvia nos cenários, nos temas escolhidos, e sobretudo nos personagens.

Top 5 Estereótipos Masculinos:


- O Quieto: Inseguro, calado, algumas vezes infeliz. Comporta-se como se tivesse o peso do mundo sobre os ombros, e não estivesse gostando de nada da situação. Afinal de contas, pode ser obrigado a salvar o mundo, mas não pode ser obrigado a gostar disso.
Exemplos: Cloud (Final Fantasy VII), Shinji (Evangelion), Akito (Nadesico).


- O Tímido: Ainda mais inseguro que o anterior, particularmente nos seus contatos com o sexo oposto. Porém, ao contrário daquele, tem sempre a sensação de que deve a todos e não consegue pagar a ninguém. Vítima reincidente de abuso físico por parte de mulheres, pequenos animais e objetos inanimados.
Exemplos: Keitaro (Love Hina), Keiichi (Ah! My Goddess), Kei (Onegai Teacher).


- O Corajoso: Expansivo, irresponsável, e disposto a se atirar de cabeça para tudo o que estiver na sua frente, mesmo que possa morrer por causa disso. Pouco preocupado com as aparências, tem tendência a passar por ridículo devido a uma falta de tato preocupante. O seu sonho é tornar-se no melhor (neste caso em uma profissão ridícula) do mundo afora.
Exemplos: Onizuka Eikichi (GTO), Hanamichi (Slam Dunk), Naruto (Naruto).


- O Anti-Herói: É muito mau, muito mau mesmo, mas no fundo (bem no fundo mesmo), tem um coração de ouro. Muitas vezes unido aos moçinhos da série por motivos de conveniência, o maior medo que tem é que, um dia, passem a considerá-lo também bom.
Exemplos: Vegeta (Dragon Ball Z), Inu Yasha (Inu Yasha), Dark Schneider (Bastard!!).


- O Caipira: Vindo diretamente do interior de alguma província do Sul, chegou à cidade com um sonho que nem a sua incompetência civilizacional será capaz de suprimir. Dotado de (ou, pelo menos, mostrando) intenções puras, a sua maior dificuldade será descobrir para que serve um vaso sanitário.
Exemplos: Son Goku (Dragon Ball), Hideki (Chobits), Gon (Hunter x Hunter).

Top 5 Estereótipos Femininos:


- A Misteriosa: Misteriosamente popular entre os fãs, ela vagueia pela série como se nada fosse com ela, implacavelmente impassível a todos os acontecimentos que sucedem em seu redor. A sua popularidade é inversamente proporcional à sua personalidade.
Exemplos: Rei (Evangelion), Ruri (Nadesico), Key (Key, the Metal Idol).


- A que Odeia Homens: qual sexo fraco, qual carapuça! Esta fonte de fogo despeja a energia em excesso sobre todos os homens que encontra à sua frente, os quais não considera serem mais do que uns idiotas pervertidos. O seu segredo é que só estão à espera de um príncipe encantado que as domine.
Exemplos: Naru (Love Hina), Asuka (Evangelion), Akane (Ranma 1/2).


- A Submissa: Nenhuma tarefa é ingrata demais para esta eterna aspirante a dona de casa, sempre pronta a atender aos desejos do seu patrão, mestre e senhor. Mas quando alguém se mete no meio desta estranha relação meio-romântica-meio-escrava, cuidado, porque debaixo da coelhinha inofensiva, existe uma leoa pronta para defender o que é seu.
Exemplos: Belldandy (Ah! My Goddess!), Mahoro (Mahoromatic), May (Hand Maid May), Lime, Cherry e Bloodberry (Saber Marionette J).


- A Desastrada: Personagem principal por natureza, ela podia ser a vizinha do lado. Não muito inteligente, não muito bonita, atrapalhada todos os dias, sem grandes aspirações na vida, mas com um romantismo acima da média - normalmente manifestado por uma paixão assombrada por um rapaz mais velho. Nunca deixa de ficar surpresa quando é eleita para ser a líder de um grupo de magical girls.
Exemplos: Usagi (Sailor Moon), Miaka (Fushigi Yuugi), Sae (Mahou Tsukai Tai).


- A Exibicionista: Detentora de certos...hum... atributos que a beneficiam, ela não hesita em utilizá-los para proveito próprio, fazendo alvos de todos os homens que a rodeiam - e muito particularmente os tímidos (ver acima). Conhecida internacionalmente pelo seu riso estridente acompanhado de mãozinha com o dedo mindinho esticado.
Exemplos: Nanami (Shoujo Kakumei Utena), Jura (Vandread), Urd (Ah! My Goddess).

Estes são os mais óbvios, mas tenho a certeza de que todos, observadores do jeito que são, serão capazes de apontar muitos mais. Quem quiser, pode citar alguns que ficaram de fora. Toda esta categorização talvez retire um pouco de riqueza às artes que nós admiramos, mas não há como negar que é tudo verdadeiro - e que em última instância, constitui um pouco do encanto do anime e mangá que tanto gostamos.

Para edição deste texto as seguintes referências foram consultadas: ANMTV por Nasdark.

3 comentários:

Xarles disse...

masculinos no corajoso faltou o Monkey D. Ruffy do One Piece

Xarles disse...

faltou tambem o Quito Roronoa Zoro do one piece

Anônimo disse...

Por isso que Akira é perfeito!!!

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante :D~