-->

9 de maio de 2010

A Figura Materna nos Animes

Eu estive pensando como os animes sub-aproveitam a figura dos pais, as informações são sempre muito vagas. Por que as crianças sempre têm seu próprio apartamento?  Como é que os pais estão sempre em viagens de negócios?  Onde estão os seus pais verdadeiros?  Porque em sua maioria são órfãos?

Normalmente a figura do pai é bem melhor aproveitada do que a das mães, estas geralmente não recebem papeis tão fortes, isso quando não ficam em silêncio.

Eu imagino que este não é um retrato realista da sociedade japonesa, mas os animes tem confundido minha opinião sobre a unidade familiar. Eu nunca fui ao Japão, mas eu acho que ficaria chocado ao ver famílias nucleares.




Trisha Elric -  Full Metal Alchemist
“Era uma mulher calma, pacífica. Muito boa, atenciosa, sempre cuidou de seus filhos como pôde, sem se importar com a sua saúde. Sempre fez o possível e o impossível para que sua família pudesse viver em paz.”

Não se sabe muito sobre o passado dela. Conheceu Hohenheim, um grande alquimista, e se casou com ele, indo morar em Rizempool. Teve dois filhos, Edward Elric e Alphonse Elric. Quando o mais novo, Al, era ainda um bebê, Hohenheim sumiu. Trisha nunca se abalou, sempre sabia que um dia ele voltaria. Tentou cuidar de seus filhos nem que precisasse dar a sua vida para eles.

Seus dois filhos, com 6 e 5 anos, conseguiam ler e entender os livros de alquimia de Hohenheim. Rapidamente, os dois começaram a criar coisas, o que sempre a orgulhou profundamente. Pouco tempo depois, uma praga apareceu e matou muitas pessoas. Uma das afetadas foi Trisha. Ficou alguns dias de cama e morreu, quieta, deixando todo o seu dinheiro para seus filhos, pedindo apenas que os dois crescessem, e que avisassem para Hohenheim que ela não pôde cumprir a promessa.

Chi-Chi - Dragon Ball/Dragon Ball Z/Dragon Ball GT
Chichi mostra preocupação exagerada com os estudos do filho primogênito Gohan. Visando uma vida mais produtiva, acredita que o distanciamento das lutas ajude o garoto a ser um grande cientista, e assim, um adulto mais capacitado, diferente de Goku, que nunca encontrou uma carreira.

Seu incentivo agressivo para as atividades acadêmicas e proteção do filho que ela pensa ser muito novo para as artes marciais, apela muitas vezes para o cômico.

Com a personalidade exagerada, por vezes irritante ou hilária, a personagem Chichi, uma humana mais forte que o comum e esposa do personagem principal da série, além de mãe de dois poderosos saiyajins, faz o papel da mulher que espera e que apoia, sem perder o gênio difícil e dominador. Chi-Chi tem uma personalidade muito agressiva, o que acaba botando medo nas pessoas com suas palavras, berros e gritos.

Delia Ketchum - Pokémon
Mãe de Ash. Ela tem pequenas aparições na série, geralmente após Ash acabar uma jornada ou algum evento importante em que ele está com os amigos.

A comida dela é maravilhosa e ela sempre anda acompanhada com o Prof. Carvalho (afinal, mesmo ela sendo a mãe de um treinador, ela não sabe nada).

No começo da terceira jornada, a mãe de Ash capturou um Mr. Mime, que a ajuda nos afazeres domésticos desde então, e tem se mostrado muito útil ajudando também o nosso treinador, quando ele está de passagem por Pallet.

Além de alguns episódios, ela teve aparição no no terceiro filme: O segredo dos Unowns; quando ela foi raptada pelo Entei para servir à Molly, como mãe.

Kyoko Honda - Fruits Basket
Mãe da Tohru, morreu atropelada. Quando jovem era uma delinquente muito conhecida entre as gangues (a "Borboleta Escalarte"). Era assim por causa dos conflitos que vivia em casa. Conheceu Katsuya na escola, ele era um professor estagiario que a ajudou a superar seus problemas.

Para abandonar a gangue ela foi muito machucada e permaneceu inconsiente por vários dias, perdendo o exame para o colegial é por isso que queria tanto que Tohru completasse os estudos. Se casou com Katsuya após ser espulsa de casa, isso acontece logo que ela sai do hospital.

Depois que Katsuya morreu ela entrou em depressão e quase se suicidou, mas então lembrou-se de Tohru e voltou para casa. Conheceu Kyo quando ele era criança, mas devido a uma birra de Kyo eles perderam o contato e nunca mais se viram.

Natassia -  Saint Seiya
A bela russa Natássia, mãe de Hyoga, descansa em paz em seu sono eterno dentro do navio naufragado no mar da Sibéria, sob metros e metros de grosso gelo

Durante uma viagem que fazia com sua mãe, Natássia, em sua terra natal, a Sibéria, o navio onde estavam afundou. Não tendo lugares o suficiente no bote salva-vidas, Natássia cede seu lugar ao seu único filho, se sacrificando mas o obrigando a vê-la morrer, lembrança esta que Hyoga jamais se esqueceria. Hyoga quis ser um cavaleiro com o intuito única e excluso de tornar-se forte o suficiente para visitar a sua mãe no fundo do mar.

Atsuko Urameshi -  Yu Yu Hakusho
Mãe do Yusuke. É uma alcoólatra e por isso é maluca e irresponsável. Ela tem 31 anos de idade e se fizermos as contas, iremos descobrir que quando ela teve o Yusuke, tinha apenas 17 anos.

Ela, na sua época de colégio, era uma sukeban (nome para as arruaceiras de escola) e ficou grávida por falta de precaução. Ela também sonhou que Yusuke lutaria contra os demônios do inferno e que ele vencia todos eles.




Yui Ikari - Neon Genesis Evangelion
Pouco se sabe sobre a mãe de Shinji, com exceção de alguns fatos citados no anime. Ela era estudante de Kouzo Fuyusuki na Universidade de Tóquio, lá conheceu Gendo e se casou com ele. Durante as experiências com os EVAs, Yui morreu enquanto tentava conectar com o EVA. Dada como morta, ela vive como uma alma residente dentro da Unidade 01.




Nadeshiko Kinomoto - Sakura Card Captors
É a mãe de Sakura Kinomoto e Touya Kinomoto, que foi casada com Fujitaka. Nadeshiko aparece apenas em memória e espírito (literalmente) na série, pois ela morreu quando tinha 27 anos, e Sakura tinha apenas três.







Chitose Hibiya - CHOBITS
A senhora que cuida da pensão. Muito gentil e simpática, ofereceu ajuda a Chii várias vezes. É divoriciada e faz parte de um grande mistério.

Uma foto onde ela e a Chii estão juntas, a primeira vestida de cientista e a segunda com um colante escrito (?)HOBITS e ligada a vários cabos esquisitos, além de ter muitas roupas que se encaixam perfeitamente em Chii, é como se ela conhecesse a PersoCom antes...



Shuuko Suzuhara  - Angelic Layer
É a mãe de Misaki Suzuhara, a quem deixa ao cuidado de seus avôs em Wakayama antes de que começasse a série. Tem sido a Campeã de Angelic Layer por 3 anos seguidos e não tem podido ver a Misaki nesse tempo.
Shuuko viaja a Tokio onde conhece Ichiro Mihara com o qual trabalha para reabilitar suas pernas. Juntos criam Angelic Layer.





Nodoka Saotome - Ramma
É a mãe de Ranma Saotome e a esposa de Genma Saotome. Ela é uma mulher doce, atraente, que se parece muito à forma feminina de Ranma. Ela sempre leva um pacote bastante grande, que contém a katana da família.




Masane Amaha - Witchblade
Masane Amaha é uma mulher de coração bom que, apesar das suas boas intenções, é muito desajeitada e não é boa na casa.Ela perdeu sua memória durante um evento catastrófico desconhecido que devastou Tokyo e que curiosamente, Masane foi encontrada ilesa no mesmo lugar do fenômeno, segurando um bebê nos seus braços.

Seis anos depois, ela retorna a Tokyo com a criança, agora chamada de Rhihoko, e com quem se importa como uma filha. Ela descobre que a misteriosa jóia presa a seu pulso direito é na verdade um legendário artefato conhecido como Witchblade.Desde então, Masane se viu envolvida na luta pelo poder entre uma enorme corporação e uma agência governamental, enquanto tenta viver a vida pacificamente com sua filha.

Chigusa Sakai  - Shakugan no Shana
Chigusa é a mãe de Yuji. Ela pode parecer meiga, mas é forte e muito inteligente. Seu marido, Kantaro, trabalha fora do país. Chigusa permanece sem saber da verdadeira natureza de Shana e Yuji, mas torna-se uma fonte de conselhos para Shana quanto à assuntos que Alastor não sabe aconselhá-la.

À medida que a afeição de Shana pelo Yuji cresce, esta começa a procurar Chigusa para aconselhá-la.




Sachiko Yagami - Death Note
Mãe de Raito e esposa de Soichiro Yagami . Tem pouco destaque no mangá.









Sra. Higurashi - Inuyasha
Ela é a mãe de Kagome e Sota. Eles a chamam de “mamãe”. Ela é atenciosa e amável. Ela ainda trata Inuyasha bem em sua primeira vista. Ajuda Kagome durante seus tempos difíceis e decisões






Foi difícil chegar a uma lista. A escassez  de informações é notável. Caso lembre de algum personagem que aqui não foi citado, faça um comentário e contribua.

5 comentários:

Unknown disse...

O pai de Haruhi de Ouran High School Host Club,

não sei mtos detalhes sobre ele, mas se assistir o anime, concerteza cê vai saber falar um pouco desse cara, ou dessa ? kkkk

Laurinha *-* disse...

Atsuko,a Best *-*

Aparece muiito pouco depois de certo ponto,++ continua sendo a melhor *-*

Anônimo disse...

tem a mãe do Naruto neh

Anônimo disse...

e o pai da kagome?

Tia Levi disse...

Cade a mae de Midorya do anime Boku no Hero

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante :D~