-->

15 de agosto de 2009

Super Nintendo – SNES

super-nes

O surpreendente console de videogames com CPU de 16 Bits que colocava até 256 cores ao mesmo tempo na tela, de uma paleta de trinta e duas mil setecentas e sessenta e oito cores, que a Nintendo trazia ao mercado para substituir seu console atual, que era o Nintendo Entertainment System.

Lançado em 21 de novembro de 1990 no Japão, o Super Famicom provocou um rebuliço no mercado. Filas enormes se formaram em frente às lojas para se adquirir por 25 mil iens, o sonho de consumo dos adolescentes, que vinha em um pacote com dois controles e o magnífico jogo Super Mario World.


super_famicom
 Super Famicom

Não se podia negar que o novo console que a Nintendo estava apresentando era revolucionário, ele não apenas podia gerar mais cores que seu antecessor, como também vinha com o chip de som e de vídeo muito poderosos. Além disso, apresentava o efeito Mode 7, que permitia efeitos inéditos para a época, como zoom, giro, escala e transparência.

O novo console também trouxe um controle bem inovador, vinha com oito botões, incluindo os botões “ombro” L e R, mais o direcional. Apesar de tanta tecnologia, o console tinha um processador bem mais lento que o seu concorrente direto, o Mega Drive da Sega. O processador do Super Nintendo rodava a 3,57 MHz e o processador do Mega Drive rodava a 7,67 MHz...

Em 1991 a Nintendo lança a versão americana do Super Famicom, o console americano tem um novo design totalmente diferente do japonês e a Nintendo dá outro nome ao console: Super Nintendo Entertainment System. O console da Nintendo entra no ocidente por US$199,00 (cento e noventa e nove dólares).

No Brasil, o Super Nintendo chegou oficialmente no ano 1993 pelas mãos da Playtronic, que era uma Joint-Venture entre a Gradiente e a Estrela, era a empresa que representava oficialmente a Nintendo no Brasil. O videogame brasileiro era exatamente igual ao americano, sendo que vinha com caixa e manuais em português e o sistema transcodificado para Pal-M, que é o padrão utilizado no Brasil.

Super Nintendo
Super Nintendo
 

Um fato curioso sobre o nome do console de videogames de 16 Bits da Nintendo é que ele teve o seu nome diferente em algumas localidades. Como já dissemos, o console foi originalmente lançado no Japão, com o nome Super Famicom. Posteriormente foi lançado nos Estados Unidos, Europa, Brasil e Oceania com o nome Super Nintendo.

Más um fato que chama atenção e é pouco conhecido aqui no ocidente é que o nosso Super Nintendo era chamado de Super Comboy na Coréia do Sul. O console de 16 bits da Nintendo foi lançado oficialmente na Coréia do Sul por uma representante, a Hyundai Electronics (assim como no Brasil a Nintendo era oficialmente representada pela Playtronic), que resolveu chamar o console como Super Comboy por lá.


controle_super_FN
Controles do Super Famicom e Nintendo

No Japão a Nintendo estava facilmente dominando o mercado, porém nos Estados Unidos as coisas eram bem diferentes. A Sega, maior concorrente da Nintendo, já tinha lançado seu console, o Mega Drive (Genesis), há um ano, e o console da Sega era o maior sucesso entre os norte-americanos, pois a Sega tinha investido pesado em Marketing e o Mega Drive contava com muitos jogos de esporte e tiro exclusivos, como a série Madden NFL. Além disso, a Sega contava com celebridades em seus jogos, como em “Monaco GP II” com Ayrton Senna, “Moonwalker” com Michael Jackson e “James Buster Douglas Knock Out Boxing”.

Mesmo o Mega Drive nunca tendo conseguido abalar a hegemonia da Nintendo no Japão, sua popularidade aumentava cada vez mais nos Estados Unidos; A Sega lançou uma campanha de Marketing que dizia o seguinte: “Genesis does what Nintendon`t” (O Mega Drive faz o que a Nintendo não faz), a publicidade seguia listando as diferenças entre o console da Nintendo de 8 Bits e o Mega Drive, cujos jogos eram tidos como mais semelhantes aos do Arcade.

Com toda essa rivalidade entre a Nintendo X Sega, Super Nintendo X Mega Drive, Mario X Sonic... Somente existiu um ganhador, e não foi nenhum destes concorrentes, foram os jogadores de videogames os verdadeiros vitoriosos. Toda a disputa entre as empresas fez com que os jogos lançados ficassem cada vez melhores, as coleções de bons títulos de cada console só aumentavam e prendiam o interesse dos consumidores. Se você queria jogos de RPG, você procuraria o Super Nintendo, mas se preferisse jogos de ação e esportes, o Mega Drive era sua melhor escolha. Esse era o fator que tornava o console da Sega tão vendido nos Estados Unidos e o console da Nintendo mais vendido no Japão. Os consumidores dos Estados Unidos preferiam jogos de esporte e ação, enquanto os japoneses preferiam os jogos de RPG.

A Nintendo garantiu seu sucesso especialmente por manter velhos parceiros, como Capcom, Konami, Tecmo, Square, Koei, Midway e Enix, que mantinham a exclusividade da Nintendo de séries como Mega Man, Final Fantasy e Dragon Quest. O Super NES, após anos de sucesso, fora seguido pelo Nintendo 64 no fim de 1996 pela Nintendo. O N64 não obteve o mesmo sucesso do anterior, sendo superado pelo PlayStation.




100 Games de Super Nintendo em 10 Minutos

Segue uma lista de alguns dos jogos mais conhecidos que foram lançados para o Super Nintendo:
* Actraiser * Chrono Trigger * Clay Fighter * Donkey Kong Country * F-Zero * Final Fantasy * International Superstar Soccer * Killer Instinct * Mega Man X * Mortal Kombat * Secret of Mana * Sim City * Super Star Wars * Street Fighter II: World Warrior * Super Street Fighter 2 * Super Bomberman * Super Mario All-Stars * Sonic Wings * Super Mario World * Super Metroid * The Legend of Zelda: A Link to the Past * Top Gear * Ultimate Mortal Kombat 3
Para edição deste texto as seguintes referências foram consultadas: Kito Games , Wikipédia

1 comentários:

Carlos Henrique disse...

Olá amigo,
Meu Super Nintendo (americano) esta destravado, ou seja, sem as travas que impedem a entrada de cartucho do Super Famicom (japones), vc sabe se existe algum outro tipo de trava eletrônica que impeça que jogos japoneses funcione no meu Snes americano?
Obrigado!

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante :D~